17/08/2018
Casa de Acolhida São José participa do Encontro Nacional sobre os Direitos Socioassistenciais da População em Situação de Rua
A Casa de Acolhida São José participou e realizou exposição de fala no Encontro Nacional sobre os Direitos Socioassistenciais da População em Situação de Rua, em Brasília/DF, entre os dias 03 a 05 de julho de 2018. A Casa foi representada pela Assistente Social Eliane Silvério Betiato. A participação no evento possibilitou a exposição sobre a experiência do trabalhado realizado com a População em Situação de Rua, na mesa “O Atendimento à População em Situação de Rua pela Proteção Social Especial de Média Complexidade”. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Teve como objetivo promover um debate nacional acerca dos direitos socioassistenciais da população em situação de Rua no Brasil, abarcando todos os ciclos de vida. Esta proposta visa a qualificação das ofertas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do trabalho intersetorial que este sistema desenvolve com as demais políticas públicas, os órgãos do Sistema de Justiça e de Defesa de Direitos e a Sociedade Civil, componentes da Política Nacional para a População em Situação de Rua.
Referida pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) e enaltecida no evento como modelo de serviço humanizado e incidência nas políticas públicas voltadas para a população em situação de rua no Brasil, a Casa De Acolhida São José sente-se desafiada ainda mais a seguir trabalhando na defesa e garantia de direitos da população em situação de rua e na construção permanente de políticas públicas voltadas para este segmento.
O evento contou com coordenadores/as e técnicos/as estaduais, municipais e do Distrito Federal, especialistas, representantes da sociedade civil, representantes de outras políticas públicas, órgãos do Sistema de Justiça e da Sociedade Civil. Contudo, o destaque foi à presença do Movimento Nacional da População em situação de Rua (MNPR), que garantiu falas e intervenções em todas as mesas.
Eliane Silverio Betiato
Assistente Social - Casa de Acolhida São José