13/11/2020

Trilhas para o Futuro: projeto da Rede Vicentina de Educação reflete sobre projeto de vida e escolhas profissionais.

 

Uma sequência de sete encontros ocorridos entre os meses de setembro a novembro, marcou a realização do projeto Trilhas para o Futuro. Articulada em formato online e interinstitucional, e com foco nos/as estudantes do Ensino Médio, a proposta buscou oportunizar momentos de reflexão e orientação sobre os aspectos subjetivos e objetivos envolvidos no processo de escolha profissional.

 

O projeto foi articulado e dinamizado por uma equipe que agregou representantes da Equipe Ampliada de Currículo (EAC) e dos sete Colégio da Rede – Colégio Vicentino São José, de Curitiba/PR; CV Nossa Senhora das Graças, de Pato Branco/PR; CV Santa Cruz, de Campo Mourão/PR; CV Imaculado Coração de Maria – INCOMAR, de Toledo/PR; CV São José, de Foz do Iguaçu/PR, CV Santa Cecília e Instituto Santa Luzia, de Porto Alegre/RS.

 

A partir de diálogos com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, buscou-se contribuir com os projetos de vida de cada estudante no discernimento de suas opções pessoais e profissionais. Para Sandra Simon, orientadora educacional do CV São José – Foz e uma das organizadoras, a iniciativa representou “uma oportunidade de acolhida, orientações, aprendizados necessários aos jovens”, motivando a partilha de conhecimentos, e estimulando o protagonismo na descoberta e vivência das próprias trilhas existenciais e profissionais.

 

O resultado positivo pode ser percebido no relato dos/as estudantes que participaram do Trilhas, como a jovem Beatriz Clivati, do Terceirão do INCOMAR. Visando o curso de Medicina, Beatriz destaca que o projeto foi significativo em muitos aspectos, especialmente por reafirmar sua escolha e ampliar sua visão sobre a profissão desejada. Ansiosa pela experiência do vestibular e pelo início da faculdade, sublinha que “foi muito importante para mim ouvir ex-alunos da rede e profissionais da área que eu almejo falar sobre a faculdade e suas profissões; me fez sentir segura com a minha escolha”.

 

Uma experiência marcante foi a participação de ex-estudantes vicentinos/as. Juntamente com a partilha de seus itinerários profissionais, os diálogos transpareceram uma atitude de carinho e gratidão com a Educação Vicentina. Esse aspecto é evidenciado no relato da terapeuta ocupacional e ex-estudante vicentina Letícia Sá, de Curitiba, que participou do quinto webinário. Em suas palavras: “participar do projeto Trilhas permitiu com que eu fizesse uma revisão do meu projeto de vida a luz do Carisma Vicentino que tanto somou com minha escolhas e sonhos. Partilhar a minha experiência com os estudantes me motivou a continuar realizando minha profissão em prol daqueles que necessitam e incentivar mais e mais jovens a serem profissionais da saúde comprometidos com a humanidade”.

 

Vale destacar o caráter humanístico que acompanhou as abordagens, como destaca a psicopedagoga Sinara Reis Frigo, do CV São José, de Curitiba, ao frisar “a importância do autoconhecimento para a decisão da escolha profissional, e acima de tudo buscar uma profissão que goste de fazer”.

 

Além do objetivo direcionado aos/às estudantes, o projeto foi marcado por uma efetiva colaboração entre as Instituições Educativas da Rede, abrindo caminho para outras parcerias futuras, especialmente potencializadas pelos recursos tecnológicos. Vale ressaltar o perfil diversificado e formação qualificada dos/as profissionais envolvidos/as, todos/as indicados/as pelas Instituições e próximos/as a elas.

 

Transmitidos pelo canal da Rede Vicentina de Educação no Youtube, todos os webinários estão disponíveis online:

 

 

Comissão Especializada de Educação – Província de Curitiba

 

Galeria