Vocao

Vocao Humana

O segundo chamado que Deus nos faz a vocao humana:

Ser gente;

Ser pessoa.

Foi nos dada condio da liberdade dos Filhos de Deus, inteligncia e vontade. Estabelecemos uma comunho com o criador e, nessa atitude dialogal, somos pessoas. O chamado vida a primeira e fundamental vocao que recebemos de Deus. A existncia de cada um de ns fruto do amor criador do Pai e de sua palavra geradora, que apelo, chamando-nos para a vida e nos oferece todas as condies para vivermos com dignidade. Como dom gratuito de Deus, nossa vida deve tambm ser sinal de gratuidade e amor com os irmos.

O ser humano chamado, sempre, a desenvolver-se como pessoa em todas as suas dimenses. Com o mundo, consigo mesmo, com os outros e com

Vocao Crist

A vocao crist leva plenitude o sentido da vida humana em relao a Deus, enquanto comunho trinitria. O mistrio do Pai, do Filho e do Esprito Santo fundamenta a existncia humana como chamado ao amor no dom de si e na santidade. Pelo batismo, passamos a pertencer inteiramente a Deus e assumimos uma existncia totalmente marcada por seu amor. Todos os cristo, consagrados pelo batismo, so chamados para viverem no mundo maneira de Jesus Cristo. Nada e nem ningum poder cancelar essa vocao.

Ns, como discpulos-missionrios de Jesus Cristo, fazemos parte da famlia de Jesus. Por isso somos chamados a termos uma unio ntima com Jesus, sermos obedientes sua Palavra de Salvao, que sempre fazer a vontade do Pai, na fidelidade ao anncio do Evangelho do Filho, contando sempre com a assistncia do Esprito Santo. Se caminhamos na comunho da Santssima Trindade iremos colher os frutos do amor que Deus derrama na vida de todos os que so fiis ao seu Reino, a sua Palavra, e sua Mesa da Eucaristia

Vocao Leiga

Vocao laical: (matrimnio, consagrado, solteiro)

Todo batizado em Cristo, tornou-se membro de sua Igreja, convocado a ser apstolo e anunciador do Reino de Deus. Responsabilidade de ser testemunho de Cristo onde estivermos: famlia, trabalho, escola

O leigo no desempenha uma atividade especfica, ele pode atuar no mundo da poltica, da educao, dos meios de comunicao social, da economia, da realidade social, da cultura, das cincias, das artes, da realidade internacional, entre outros. Sua tarefa transformar tudo isso conforme o projeto de Jesus Cristo, construindo o Reino de Deus na histria, criando fraternidade.


Alm desta presena ativa no mundo, o Esprito Santo distribui entre os leigos dons e carismas para servirem mais diretamente a comunidade eclesial, atravs dos ministrios. Ex: catequese, liturgia, ministrio da Eucaristia, da palavra, do canto, da sade, da promoo social, entre outros.

Vocao Religiosa

(RELIGIOSO (A) DE VIDA ATIVA OU CONTEMPLATIVA)

Homens e mulheres que vivem o seguimento a Jesus!Vivem em comunidade,

Cultivam a orao, Meditam a Palavra de Deus,

Tm especial ateno aos pobres, enfermos e pequenos,

Colocam-se a dispor de Cristo.O que convidado a viver a vida consagrada chamado a testemunhar Cristo de uma maneira livre. vivendo uma consagrao total nos votos de pobreza, castidade e obedincia sendo sinal proftico no mundo.

Vocao Sacerdotal

Um homem tirado por Deus do meio do povo e colocado a servio desse mesmo povo nas coisas de Deus!” – em tudo e em primeiro lugar um homem de Deus, algum que foi escolhido por Ele para ser o sinal visvel da Sua presena no meio do mundo.( Hb 5 ss)

O sacerdote descobre a pessoa de Jesus Cristo pela Palavra de Deus e pela vida da Igreja. A vocao dele nasce do encontro entre pessoas a partir das necessidade de sua comunidade. O sacerdote continuador da misso de Jesus Cristo em nossos dias onde ele anuncia o Reino de pela palavra e pelo testemunho . Assim, a vocao e o ministrio sacerdotal so dons do Senhor sua Igreja para continuar a misso de Jesus Cristo, Bom Pastor. O presbtero enviado a pastorear e animar a comunidade.

Deus que ajude muitos jovens a descobrir o ardor do corao e a audcia de responder com prontido ao Seu chamado. Ele tambm pediu que Deus conserve o brilho nos olhos dos recm-ordenados e confirme a alegria sacerdotal dos que j tm muitos anos de ministrio.

Vocao Matrimonial

Eu te agradeo tanto Por este matrimnio, Que se tornou meu sonho, Que muito mais bonito que eu pensei. ( cano de matrimonio-Pe.Zezinho)

O matrimnio o sacramento do amor entre um homem e uma mulher. Institudo pelo prprio Cristo, o matrimnio uma ntima comunidade de vida e de amor. O amor conjugal um caminho para Deus e ajuda os esposos na sublime misso da maternidade e paternidade. O sentido do matrimnio viver a caridade crist na sua forma conjugal e viver a responsabilidade humana e crist de transmitir a vida e educar os filhos.

Matrimnio, caminho de santidade. Para os esposos cristos, chamados por Cristo a esta particular forma de consagrao sacramental, a vocao santidade h-de encontrar resposta na sua condio de homens e mulheres casados, com as exigncias que a vida matrimonial implica: a relao afectiva mtua, que se exprime tambm pela vivncia plena da sexualidade, a partilha das dificuldades e alegrias de cada dia, o saber perdoar e perder para que o outro se possa realizar como pessoa, a educao dos filhos (caso os tenham), a partilha com os mais desfavorecidos, o servio comunidade eclesial, a dedicao profissional...

QUER SEGUIR A VIDA RELIGIOSA?
A Vocao Chama
A Vocao Chama