08/04/2018

48ª Romaria Nacional dos Vicentinos – 2018

“A rede de Caridade, servir nossos Mestres e Senhores”

 

Nos dias 24 e 25 de março, aconteceu a 48ª Romaria Nacional dos vicentinos no Santuário Nacional de Aparecida, momento único e especial, em que a Província de Curitiba se fez presente por meio do Serviço de Animação Vocacional Vicentino - SAVV.

 

Tradicionalmente a via-sacra abre oficialmente as atividades da Romaria. No sábado (24), milhares de participantes, direcionam-se ao início do morro do cruzeiro, que possui 685 metros de altitude. Antes de iniciarem a peregrinação até a última estação, os vicentinos receberam as boas-vindas do Padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB), e do presidente nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), do Confrade Chistian Reis da Luz.

 

Ao longo da via-sacra não só revivemos o caminho do calvário de Cristo até a ressurreição, como também, refletirmos e rezamos sobre todas as situações que oprimem e causam sofrimento nas vidas dos pobres.

 

A cada estação, além de rememorarmos a paixão de Cristo, os dramas contemporâneos e as atuais realidades que estamos inseridos, também foram apresentadas reflexões sobre a violência, a falta de moradia, as drogas, falta de políticas públicas, o preconceito, a fome, o abandono de idosos, o feminicídio, o trabalho escravo, a falta de saúde e situação dos refugiados e entre outros destaques que são expressões de violências e pobrezas do povo brasileiro hoje.

 

Padre Alexandre concluiu a caminhada da via-sacra nos convidando a ser bons samaritanos, com as seguintes palavras: “Cristo ressuscitou, venceu o pecado e a morte. A palavra definitiva de Deus é a vida no amor e na doação. A ressurreição é a concretização definitiva do reino de Deus na pessoa de Jesus, reino de vida, de justiça e de bondade. A quem crê na ressurreição não é mais permitido viver triste, fechado no egoísmo, na passividade e na desesperança”.

 

Aconteceram também os Workshops das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA’s) e os projetos sociais e para concluir, ocorreu o Festival Cultural de Ozanam com apresentações das Bandas Art e louvor e Ministério Adoração e Vida.

 

Ao longo do evento o Serviço de Animação Vocacional Vicentino teve a oportunidade de montar nossa Stand Vocacional em que apresentávamos nosso trabalho e assim divulgávamos nosso carisma com o material vocacional e a história de nossos Fundadores em comunhão com os demais ramos da Família Vicentina. 

 

O Centro de Eventos ‘Padre Vítor Coelho de Almeida’ ficou lotado na manhã de domingo (25). As atividades começaram às 7h30, quando as imagens de Ozanam e São Vicente de Paulo foram entronizadas ao Centro de Eventos e muito aplaudidas pelos mais de 9 mil presentes. Em seguida, começou o momento de espiritualidade.

 

Os vicentinos rezaram e fizeram um pedido de paz. “A Igreja proclama, com a convicção de sua fé em Cristo, e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas e que a Violência não é digna do ser humano. A violência destrói a dignidade, a vida e a liberdade”.

 

Com as palavras do Papa Francisco queremos salientar que a nossa missão junto aos jovens requer: “Entendê-los no movimento, não podemos ficar parados a esperar e se encontrar na sua sintonia. Se quisermos dialogar com um jovem, devemos ser móveis... um jovem tem algo do profeta e deve se dar conta disso. Deve estar ciente de que tem as asas de um profeta, a atitude de um profeta, a capacidade de profetizar, de dizer, mas também de fazer”.

 

Que Maria, Mãe da Companhia, interceda pelo nosso trabalho em prol das vocações e sempre resplandeça a beleza do chamado de Deus. Maria, Mãe das Vocações, rogai por nós!

 

Irmã Andréia Bottin 

Serviço de Animação Vocacional Vicentino  

Galeria

A Vocação Chama
A Vocação Chama