20/12/2022

Iluminação Teológico-Vicentina 2023 - Rede Vicentina de Educação

400 ANOS DA LUZ DE PENTECOSTES: contexto, evento e legado

 

Para quem se dispõe a conhecer um pouco mais a vida e obra de Santa Luísa de Marillac, a Luz de Pentecostes – também conhecida pela palavra francesa Lumière (luz) - é, obrigatoriamente, uma experiência a ser revisitada. Trata-se, contudo, de um evento da envergadura da profundidade e complexidade que foi a existência de Luísa. Por isso, para o compreendermos de maneira apropriada, é oportuno olharmos para um conjunto de situações contextuais de perfil objetivo e subjetivo que levaram até ele e que dele decorrem. Como momento kairológico, a Luz é para Luísa e, para nós hoje, ponto de chegada e de partida, tempo propício para discernimentos e (re)afirmação de propósitos para o que, como ela mesma sinaliza, Deus educa sua interioridade.

 

Desse movimento interior e espiritual emanou um dinamismo missionário que se dilatou, ao longo dos anos, em experiências fecundas e novidadeiras que plasmaram o que hoje conhecemos como Carisma Vicentino – ou, para sermos, mais justos, Carisma Vicentino-Marillacano. É esse mesmo carisma que hoje confere vitalidade e relevância à nossa missão educativa, fundada sob o legado espiritual e apostólico dos Fundadores.

 

Portanto, a reflexão sobre a Luz de Pentecostes é uma via para ampliar o conhecimento sobre nossas origens carismáticas e, ao mesmo tempo, um convite para a percepção das “idas e vindas” que o Espírito de Abbá continua a suscitar nos caminhos do mundo de hoje pelo caminhar daqueles e daquelas que, inspirados/as em Luísa de Marillac, também se deixam ensinar por Deus.

Irmã Carolina Mureb, FC

Irmã Raquel de Fátima Colet, FC

 

Texto completo anexo

Clique para Download

Galeria