Cáritas Brasileira realiza V Congresso Nacional

Social • 30/10/2016

O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida receberá entre os dias 09 a 13 de novembro de 2016 o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, que terá como tema "Cáritas: pastoralidade e transformação social" e como lema "60 anos de solidariedade libertadora". A temática situa a celebração jubilar da Cáritas na reflexão sobre a vida e a missão do organismo no país, resgatando e aprofundando sua dimensão de pastoralidade.

A preparação para o Congresso contemplou a realização de diferentes atividades em comunidades, grupos, seminários e encontros inter-regionais, possibilitando uma abordagem contextualizada do tema, cujas reflexões seram ampliadas e sistematizadas na etapa nacional. Além de seu caráter deliberativo com análise do Marco Referencial e elenco de prioridades para os próximos, o Congresso é, igualmente, momento celebrativo e de partilha da caminhada e das iniciativas desenvolvidas.

Em sintonia com a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma atividade preparatória consistiu na peregrinação de uma réplica da imagem por todos os regionais da Cáritas, visitando seus membros, projetos e espaços de incidência. Em Curitiba, um dos espaços visitados pela imagem foi a Casa de Acolhida São José e o Mosteiro Monte Carmelo, que contam com a presença e atuação das Filhas da Caridade. A Companhia também colaborou no processo de reflexão teológico-pastoral no Seminário Inter-regional realizado em agosto,

Informações sobre o V Congresso podem ser acompanhadas pelo site da entidade: http://caritas.org.br/ 

Com informações de: Cáritas Brasileira

Imagem: Cáritas Paraná