Pintores viram super-heróis no HNSG

Saude • 24/03/2015

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, promoveu uma ação que encantou os pacientes. Para surpreendê-los, a direção do Hospital fez a seguinte proposta aos funcionários da empresa contratada para a revitalização da fachada: que eles se vestissem de super-heróis durante a etapa final de limpeza das janelas. O desafio foi aceito. Super-homem, Senhor Incrível, Capitão América, Thor e Homem Aranha fizeram a alegria das crianças e dos pacientes adultos em tratamento no HNSG.

Nas salas de espera e nos corredores de todos os andares do HNSG foi possível visualizar pelas janelas os super-heróis acenando, brincando e transmitindo mensagens de otimismo aos pacientes, familiares e colaboradores do hospital. Força, Amor, Fé e Viver Vale a Pena, foram palavras pintadas pelos super-heróis nos vidros das janelas.

Para animar ainda mais e criar expectativa, dias antes, os pacientes receberam, junto às refeições, frases de incentivo sobre o que é ser herói. E, na véspera, chegou aos quartos um papel convidando-os a escrever o que pediriam a um super-herói por um mundo melhor, caso se encontrassem com eles.

De acordo com o psicólogo do HNSG, José Palcoski, essas ações de humanização são de extrema importância para a rotina e recuperação dos pacientes. “O ambiente se torna lúdico e afasta por alguns instantes a lembrança da doença”, destaca o psicólogo.

A ideia da intervenção dos super-heróis foi inspirada em ações semelhantes realizadas por outros Hospitais nos Estados Unidos. As fantasias foram cedidas pela empresa Máscaras e Fantasias, de Curitiba. E a pintura do prédio pela empresa J Machado.

Essa não é a primeira vez que o HNSG realiza ações de humanização. Todos os anos o Hospital se engaja numa causa social. No ano passado os pacientes e colaboradores gravaram o vídeo Vem Doar, para estimular a doação de sangue.

Fotos: Bruno Covello -Gazeta do Povo