Outubro Rosa

Saude • 15/10/2015

 A prevenção do câncer de mama é um assunto sério, e merece atenção de todas as mulheres. Para conscientizá-las sobre a importância dos exames preventivos, neste e no próximo final de semana, quem passar pelo pedágio em direção às praias do Paraná, receberá um flyer orientativo e uma fita rosa, símbolo da campanha outubro rosa.

A campanha “Quem se protege, se ama”, é uma iniciativa do Graças, da Ecovia e da Revista Viver Curitiba. “O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres, por isso todos os anos abraçamos essa causa, para informar e prevenir visando reduzir esta triste estatística”, diz a Diretora Geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, Ir. Maria de Fátima Sobral.

Além das dicas importantes, o flyer se transforma em um origami de coração. “O propósito é que quem o receba, leia as informações, monte o origami e presenteie alguém que ama, passando adiante essas valiosas informações”, explica a coordenadora de Marketing do Graças, Melise Bochnia.

O material destaca a importância da mamografia, que deve ser realizada obrigatoriamente a partir dos 40 anos e segundo especialistas da área é mais importante que o autoexame. “ O autoexame permite o contato de lesões palpáveis, ou seja, quando o tumor possui pelo menos 1 cm, e para que o tratamento seja menos agressivo, o diagnóstico precoce descoberto pela mamografia, antes da doença se manifestar clinicamente, é mais eficaz”, orienta o mastologista do Graças, Dr. Cícero Urban.

O rastreamento mamográfico pode levar a chances de cura acima de 90%. “E isto é fundamental para que possamos reduzir a mortalidade desta doença que deverá acometer mais de 57 mil mulheres em 2015”, relata o médico. Nódulos, retração de pele, retração do mamilo, feridas na aréola e mamilo são sinais importantes. Mas as mulheres nunca devem esperar ter dor ou sentir algo para consultar o seu ginecologista.