Semana de Enfermagem Hospitais da Providência

Saude • 08/06/2015

Semana de Enfermagem movimenta Hospitais Providência e hospital da Providência Materno Infantil – Apucarana

 

A XVII Semana de Enfermagem do Hospital da Providência e Materno Infantil movimentou o time de colaboradores das instituições. Além de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, outros departamentos foram envolvidos na programação com o tema “Quem cuida precisa de cuidados”.

A abertura do evento foi realizada com missa na capela do HP, ministrada pelo Pe. Nelson, com homenagens aos colaboradores. Na sequência houve o “Dia da Beleza”, realizado com parceiros que fizeram treinamentos de maquiagem, manicure, depilação, escova, e capricharam no visual dos profissionais da enfermagem.

Com a beleza preparada, a programação continuou animada. Na manhã de terça-feira houve palestra com fiscais do Coren de Maringá, abordando ética e legislação na área da enfermagem. Durante a tarde, o mestre Ludovico Bernardi, da Unicesumar, motivou as equipes com a palestra sobre gestão de carreiras. O especialista orienta a execução de planejamentos e os benefícios de traçar metas em diversas áreas, como familiar, profissional e pessoal.

A equipe de enfermagem ainda participou de palestra sobre testes rápidos e acidentes com materiais perfuro realizada pela farmacêutica Gisele do Natta (Núcleo de Atenção, Testagem e Tratamento de Apucarana). O assunto reforça a importância da prevenção de acidentes de trabalho e medidas a serem adotadas caso ocorra exposição a materiais contaminados.

A série de palestras programadas seguiu com o tema “Comunicação Interpessoal: atributo no cuidado com a enfermagem”, ministrado pelo Vladmir Araújo da Silva da FAP. Com música e bom papo, ele promoveu o bom diálogo nos setores da enfermagem. Os colaboradores ainda tiveram uma confraternização de encerramento com kits e coffe break patrocinado pelos parceiros do evento.

O encerramento da Semana de Enfermagem foi emocionante, e aconteceu com missa na capela do HP, também ministrada pelo Pe. Nelson, e equipe de canto composta por colaboradores do hospital.

De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital da Providência, Sonia Costa o tema da semana, “Quem cuida precisa de cuidado”, pretende ressaltar os valores da enfermagem. “Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem tem com premissa o cuidado, porém, muitas vezes, a sua própria saúde fica frágil e debilitada”, ressalta.

Para a gerente de enfermagem do Hospital Materno Infantil, Érica Sanchez a programação também visa reconhecer o quanto os profissionais são importantes para o Hospital, pacientes e sociedade. “O objetivo é dizer ‘Muito Obrigada’ por fazerem parte dessa grande equipe”.