Agenda Escolar

 

AGENDA ESCOLAR VICENTINA 2016: CAMINHOS PARA “FAZER O BEM! FAZER BEM”

Há vinte e sete anos, a Agenda Escolar Vicentina tem sido um precioso instrumento pedagógico-pastoral. Organizada pela Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC), a Agenda busca responder às demandas práticas do cotidiano escolar a partir de uma identidade temática e visual específica. Ela é, igualmente, um projeto comum das Instituições Vicentinas na Província, permitindo a integração e sintonia entre as diferentes realidades educativas, sendo produzida nas versões infantojuvenil e berçário.

Alinhada ao projeto anual da Pastoral Escolar Vicentina (PEV) de 2016, a atual edição tem como eixo temático a expressão“Fazer o bem! Fazer bem!”, sendo esta inspirada em um frase de nosso Fundador, Vicente de Paulo: “A perfeição não consiste na multiplicidade de coisas feitas, mas no fato de serem bem feita” (SV X, 353). Acreditamos e assumimos esta convicção de que cada ação empreendida, por mais singela que seja, necessita ser assumida sob o paradigma do bem. Nesta missão, a Educação tem uma tarefa peculiar, despertando a sensibilidade humana, cognitiva e técnica para as diferentes expressões e dimensões do bem a ser feito e de modo bem feito.

O conjunto artístico da Agenda 2016 procura traduzir este conceito. Ao longo das divisórias mensais se situam caminhos para “Fazer o bem! Fazer bem!” Conforme explicita nossa identidade confessional e nossa proposta pedagógica, no centro da ação educativa está a dignidade humana, para nós assumida como princípio de fé. Por isso, a individualidade, o existir humano é o ponto de partida para a prática do bem (mês de fevereiro) e, a partir dele, se constituem e estruturam os diferentes cenários e relações a serem envolvidos por esta atitude: o próximo (março), as famílias (abril), escola (maio), comunidades de fé (junho), sociedade (julho), culturas (agosto), os mais pobres (setembro), espiritualidades (outubro), o planeta (novembro). Assim, percebemos que a integralidade da vida e das relações (dezembro) são espaços a serem fecundados pelo bem que, na perspectiva vicentina, aponta para nossa missão: uma sociedade mais justa, humana e solidária.

CEEPaC - Província de Curitiba

 

EXPEDIENTE - Agenda Escolar Vicentina:

Organização e acompanhamento: CEEPaC – Província de Curitiba

Projeto gráfico e diagramação: Tempus Design

Designer responsável: Gisele Skroch

Impressão: ICQ Editora Gráfica e Pré-impressão Ltda