Mostrar/Ocultar menu

Novena à S. V. P.

Novena a São Vicente de Paulo

Invocação (para todos os dias)

Ó glorioso S. Vicente de Paulo, despertai em todas as almas a convicção profunda de que Jesus Cristo é a nossa única Esperança de Salvação.
Cristo nos Pobres (1º, 4º e 7º dias)

Grande Apóstolo da Caridade, S. Vicente viu nos pobres a presença de Deus: Deus ama os pobres, costumava dizer. E em cada pessoa pobre, S. Vicente considerava a imagem de Jesus Cristo. Está é uma presença de Deus que só enxergam os olhos da fé.
Ajudai-nos, S. Vicente, a libertarmo-nos do amor-próprio para servirmos somente a Deus, quando servimos aos pobres.

Cristo no Sacerdote (2º, 5º e 8º dias)

Apóstolo ardoroso, S. Vicente sentiu com pesar a ignorância religiosa do povo. Por isso, dedicou-se com amor à formação de sacerdotes a fim de melhor atingir as almas. Exaltou o sacerdócio e venerou cada sacerdote com espírito de fé, tão certo estava de que a presença de Cristo no padre é o meio preferido por Deus para a salvação das almas.
Alcançai, S. Vicente, a graça de compreendermos, melhor a presença de Cristo no sacerdote, e de tratarmos os Ministros de Deus com o devido respeito.

Cristo na Eucaristia (3º, 6º e 9º dias)

Em sua vida sacerdotal S. Vicente foi assíduo e fervoroso adorador do SS. Sacramento. Celebrava a Missa com a máxima piedade. Confiava a Jesus Eucarístico as suas dificuldades, e pedia, cheio de esperança, o auxílio da Graça para todos os seus trabalhos. Diante de Jesus Sacramentado, S. Vicente chegou a tão elevado grau de humildade que conseguia manter-se sereno entre as maiores contrariedades.
Ajudai-nos, S. Vicente, a alcançar em presença de Cristo no Santíssimo Sacramento, a virtude que nos dá a tranqüilidade de espírito e a paz de consciência.

Oração (para todos os dias)

Ó glorioso S. Vicente de Paulo, nós vos saudamos protetor do Clero e dos pobres desamparados.
Vós tivestes a ventura de compreender o valor infinito da Graça, e tudo fizestes para conserva-la e aumenta-la nas almas, por meio do Clero bem formado na humildade e no amor de Deus.
Alcançai-nos do céu, pelas mãos da SS. Virgem, muitas e santas vocações sacerdotais para que não falte ao povo de Deus a Vida da Graça.
Amparai os pobres em suas necessidades espirituais e corporais. Fazei-os compreender que, na realidade, são eles os preferidos do Coração de Jesus, pois a pobreza tem imenso valor diante do céu.
Aumentai em todos nós o espírito de mansidão e de humildade para que, à imitação do nosso Redentor, e amparados pelo vosso exemplo, cheguemos às alturas, da santidade a que Deus nos chama com tanto amor. Amém
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.