Mostrar/Ocultar menu

07/12/2016

Manifestação de comunhão com o pontificado do papa Francisco

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) expressou através de sua Diretoria um manifesto de apoio ao pontificado do Papa Francisco, tendo em vista algumas resistências às propostas por ele colocadas em curso na Igreja, por parte de grupos internos. A CRB se coloca em atitude explícita de explicitamente "comunhão firme e colaborativa com a pessoa, os ensinamentos, o testemunho e as decisões" do Papa, convidando a Vida Religiosa Consagrada do Brasil a assumir uma atitude pedagógica de atenção e discernimento junto à comunidade católica do país.

Manifesto na íntegra:

Há quase quatro anos o Papa Francisco, ao ser eleito para o ministério petrino na Igreja Católica, recebeu, em meio a crises e interrogações, a missão de renovar a Igreja em seus diferentes níveis. Desde então, os documentos pontifícios e as convocações de diversas instâncias vieram nos agraciando com um movimento de Igreja “em saída” missionária, na forma de escuta atenta, de compaixão, de palavras evangélicas, de chamada à maturidade eclesial confiada no Espírito e na criatividade. Constatamos que o peso da estagnação parece ser maior do que se supunha. Mais ainda, tal peso, com sua autorreferência, se organiza com a liderança de alguns membros da hierarquia e nos constrange porque confunde e divide a comunidade eclesial.

Pareceu-nos, em oração e discernimento, que é hora importante de manifestar explicitamente a nossa comunhão firme e colaborativa com a pessoa, os ensinamentos, o testemunho e as decisões de nosso apóstolo maior, sucessor de Pedro.

A Conferência dos Religiosos do Brasil expressa inteira comunhão com o Papa Francisco, além de adesão firme aos seus ensinamentos e testemunho profético. E alerta a Vida Religiosa Consagrada e, tanto quanto nos cabe, o povo católico de nosso país, em relação a quem, sob o manto da suspeita e de pensamentos menores, queira frear as ações, decisões e ensinamentos do Papa Francisco. Temos convicção que é necessário continuar a renovação conciliar que Francisco coordena na Igreja, em fidelidade ao Evangelho.

Que o Senhor da Igreja, com a intercessão de Maria, abençoe e conserve nosso papa Francisco.

Brasília, 03 de dezembro de 2016

Memória de S. Francisco Xavier, sj

 

Diretoria da CRB Nacional – Em nome dos/as Consagrados/as do Brasil

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad – Presidente

Ir. Edgar Genuíno Nicodem, fsc - 1º Vice Presidente

Ir. Paula Francinette da Silva, cinsg – 2ª Vice Presidente

Ir. Maria Petronila de Souza Soares, smic – Secretária

Ir. Joaquim Sperandio, fms - Tesoureiro

Frei Claudio Sérgio de Abreu, OFM Cap – Conselheiro

Ir. Cacilda Mendes Peixoto, sns - Conselheira

 

Fonte de texto e imagem: CRB Nacional

(Disponível em <http://www.crbnacional.org.br/index.php/f-noticias/3586-manifestacao-de-comunhao-com-o-pontificado-do-papa-francisco>. Acesso em: 07 nov. 2016).