Pastoral da Pessoa Idosa é membro de Rede Latinoamericana

Social • 23/12/2014

Pastoral da Pessoa Idosa é membro de Rede Latinoamericana e Caribenha

A Pastoral da Pessoa Idosa passou a fazer parte da Red de Organizaciones Cáritas y afines en América Latina y el Caribe: Envejecimiento con Dignidad y Derechos.

 

Entre os dias 25 e 28 de novembro/2014, na Casa de Retiros Punta de Tralca – Chile, aconteceu o primeiro Encontro da Rede, com a participação de 9 Organizações que pertencem a 8 países: México, Cuba, Panamá, Bolívia, Peru, Chile e Brasil. Alemanha participou como membro apoiador da Rede, através da Cáritas alemã.

As Organizações que hoje fazem parte da Rede são: Cáritas de Bolívia, Cuba, Chile e Peru; Pastoral Social da Arquidiocese de Panamá; Fundação para o Bem Estar da pessoa idosa da Arquidiocese de México; Associação Reciclázaro (Brasil); Pastoral da Pessoa Idosa – CNBB (Brasil); Red Latinoamericana de Gerontología - RLG.

 


A Rede Latinoamericana e Caribenha é um espaço de comunhão, constituido formalmente em Havana – Cuba, em novembro de 2013, para promover a dignidade e os direitos das pessoas idosas, desde o seu protagonismo, construindo uma sociedade para todas as idades.

 

É fruto de um trabalho de reconhecimento, coordenação, colaboração e ação conjunta que foi sendo construido desde 2004. Até o ano passado se chamava PRAM – Programa Regional Adultos Mayores (pessoas idosas), com a cooperação da Cáritas alemã.

 

A Rede é formada por Organizações da Igreja, geralmente ligadas às Cáritas, (no caso da Pastoral da Pessoa Idosa é ligada diretamente à CNBB), que trabalham na promoção da dignidade e nos direitos das pessoas idosas, na promoção de ações de participação, formação e apoio, difusão e defesa de direitos reconhecidos em cada país, o diálogo intergeracional, sensibilização social, a participação e incidencia política.
 

Este primeiro Encontro da Rede culminou com a elaboração de um Marco de Referencia Estratégico 2015-2016 que busca orientar, fortalecer e projetar o trabalho conjunto das diversas Organizações de ação social da Igreja que trabalham com pessoas idosas.

Ir. Terezinha Tortelli, FC