Encontro Vocacional Realizado Na Cidade do Ribeirão do Pinha

Formação • 03/08/2014

Abrindo o mês vocacional, dia 03 de agosto, no salão paroquial do Santuário do Divino Espírito Santo, de Ribeirão do Pinhal, Pr, aconteceu o 1º Encontro Vocacional, organizado pelas Irmãs Filhas da Caridade em parceria com a JMV.

 O encontro contou com a participação de jovens, crianças, adolescentes, irmãs religiosas e seminarista.

 Com o intuito de oferecer aos participantes um discernimento vocacional, o encontro abordou os quatro tipos de vocação: matrimônio, sacerdotal, religiosa e leiga, bem como a atuação do jovem dentro da igreja e a missão do jovem em evangelizar outros jovens.

 Para animar a tarde, o ministério de música da JMV se apresentou, mostrando que o serviço a Deus se dá também através da música.

 Inicialmente fizemos uma dinâmica na quais todos se apresentaram, e disseram o que esperavam do encontro.  Seguido de uma oração, o casal João Antônio e Romira, ambos Ministros Extraordinários da Eucaristia de nossa comunidade, deram início a tarde de palestras falando sobre a vocação matrimonial, uma vez que toda vocação nasce no seio de uma família, o casal contou-nos sobre suas experiências enquanto casal, pais de família e ministros, dando seu testemunho de vida. Relataram como foi perder um filho em plena juventude, e como conseguiram superar esta perda, sem jamais perder a confiança em Deus, ao final responderam a alguns questionamentos feito pelos jovens em relação ao matrimônio.

Dando continuidade, ouvimos a também ministra da eucaristia Terezinha falar sobre a vocação leiga, explicou-nos sobre esta vocação e como deve ser sua forma de atuação dentro da igreja, uma vez que nela inseridos na igreja devemos dar testemunho daquilo que experênciamos. A mesma também deu seu testemunho de vida contando como iniciou sua vida leiga. Encerrou sua participação dizendo que Cristo convida a todos fazerem parte desta Igreja.

 Após uma pausa para o lanche, na qual os participantes aproveitaram para trocar idéias, tivemos a palestra com o seminarista Iago, que está cursando o 2º ano de Teologia no Seminário Diocesano de Jacarezinho, que se dirigiu aos participantes falando da vocação sacerdotal, dando seu testemunho de como descobriu sua vocação. Encerrou dizendo que se tivermos uma meta e um objetivo em Cristo, devemos rezar para que Deus nos inspire a escolher o caminho que nos conduz ao Reino dos Céus.

Concluindo o tema vocações, a irmã Maria Luiza, falou sobre a vocação religiosa e explicou a diferença das congregações religiosas e da companhia a qual pertence, contou-nos sobre as dificuldades encontradas para aquelas que optam por este caminho, ressaltou porém, que a recompensa é a maior de todas as alegrias.

 Aproveitando o ensejo, a mesma deu-nos uma explicação de como surgiu a Companhia das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, quais eram e quais ainda são seus objetivos. Dando seqüência a Irmã Aparecida fez uma explanação sobre o serviço missionário das irmãs, contando-nos sua experiência como missionária na África, quando foi enviada a um país daquele continente para reabrir a casa de missão, após anos de uma guerra civil que o devastou, causando dor e sofrimento a toda a população. Seu relato foi emocionante, deixando a todos comovidos com sua coragem e dedicação.

Ao final rezou uma Ave-Maria no idioma daquele país. Assistimos ainda, ao pequeno vídeo, na qual algumas irmãs da província relataram um pouco do seu cotidiano dentro da Companhia.

Finalizamos o encontro pedindo a proteção da Virgem Maria sobre todas as vocações, convidando a todos a participarem da Santa Missa, que foi presidida pelo padre Paulo, vigário de nossa comunidade.

 

Liliane Ribeiro da Silva

Membro da JMV de Ribeirão do Pinhal

QUER SEGUIR A VIDA RELIGIOSA?
A Vocação Chama
A Vocação Chama