ROMARIA DOS VICENTINOS

Formação • 07/05/2016

Participar deste evento como Filha da Caridade em um espaço Vocacional com as Religiosas de Gysegem, Religiosos de S. Vicente de Paulo e Pe. da Congregação da Missão, e Filhas da Caridade da Prov. do Rio, foi um momento de mais uma vez poder reiteirar a frase da Irmã Ir. Evelyne Franc que "O CARISMA VICENTINO É O TESOURO QUE DEUS COLOCOU EM NOSSAS MÃOS PARA DELE VIVER PLENAMENTE E TRANSMITÍ-LO ÀS NOVAS GERAÇÕES"

Com certeza este foi o momento de sentir-nos em família e perceber o quanto o Carisma Vicentino está espalhando pelo mundo afora

No sábado pela manhã, participamos em caminhada da Via Sagra Vicentina UM OLHAR DE CARIDADE, para as mais diversas expressões sócias da nossa realidade, Contemplando com Misericórdia os passos da paixão de Cristo presente nos pobres crucificado, a luz do testemunho de São Vicente e do Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam.  No período da tarde no Centro Eventos “Padre Vítor Coelho de Almeida” estivemos juntos aos Jovens Vicentinos do WOKSHOP, um bate papo sobre a caminhada, os avanços que a juventude vicentina conseguiu até hoje, como bem destaca a jovem consócia Érika Ázara, foram possíveis graças ao esforço de cada Coordenadores/as nacionais de Jovens da SSVP, que os antecederam e    que escreveram um capítulo, e que agora, cabe à juventude dos Pobres continuar está linda história”.

A noite aconteceu o  Festival de Ozanam é uma atividade cultural da Romaria Nacional dos Vicentinos, em que grupos jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo fazem apresentações de dança, teatro e música. Subiram ao palco hoje:  Banda Angelus (CM Belo Horizonte), Banda Ozanam (CM Formiga), Grupo Anjos de Cristo (CM Barbacena), Grupo Solidariety (CM Curitiba), Ministério Teatral João Paulo II (CM São Carlos), Grupo Amor Eterno (CM Jundiaí), Grupo Lúmem (CM Jundiaí), Banda Beah (CM São Carlos), Grupo Jovens Anjos (CM Brasília), Retrato do Nordeste (CM João Pessoa), Teatro solo (CM Fortaleza).

 O stander vocacional, permaneceu durante todo o evento, um espaço maravilhoso de contato e aproximação no compromisso de novas vocações vicentinas.

Na celebração de encerramento Pe. Alexandre com seu ardor Vicentino impulsiona a todos dizendo "A nossa Romaria é um momento importante para reforçarmos o nosso compromisso de servidores daqueles que estão em situação de abandono e miséria. Vocês cuidam dos Pobres. Vicentinos, nunca desistam! Jamais deixem de partilhar seus talentos e dons com os Pobres; não desistam de acreditar que a SSVP é uma estrada segura para se alcançar a santidade".

Agradecemos ao Conselho Provincial na pessoa da Ir. Leonides Selhorst- Visitadora por mais esta oportunidade, as Irmãs de nossas comunidades e ao Conselho Nacional da SSVP na pessoa do Cristian Bigão, vice-presidente, um agradecimento muito especial ao jovem Fernando Fagundes do Conselho Central de Ribeirão Preto. pela iniciativas do Stander Vocacional, pela acolhida e incentivo da presença das Filhas da Caridade e demais Ramos da Família Vicentina na Romaria.

Agradecemos ao Conselho Provincial, por mais esta oportunidade, e ao Conselho Nacional da SSVP. Pela acolhida e incentivo da presença das Filhas da Caridade e demais Ramos da Família Vicentina.

Contamos com a presença das Irmãs Jeane Adelina Szeremeta e Ir. Nadir Follador que acompanharam os grupos da SSVP a qual acompanham em suas atividades diárias.  

 

Irmã Geovani de Fátima Domingues e Ir. Marcia Felipe Miranda.

 

QUER SEGUIR A VIDA RELIGIOSA?
A Vocação Chama
A Vocação Chama