Família evangelizada é promotora de novas vocações

Formação • 12/08/2015

Família evangelizada é promotora de novas vocações

“Uma família evangelizada é um precioso agente de evangelização, especialmente porque ela irradia as maravilhas que Deus operou nela. Além disso, sendo por sua própria natureza lugar de generosidade, promoverá o nascimento de vocações para o seguimento do Senhor, no sacerdócio ou na vida consagrada” (Papa Francisco)

 

 Este foi o tema que nos motivou a estar com a comunidade de Guajuvira, interior de Araucária-PR, para, juntos, rezar pelas vocações em todas suas dimensões.  Na Cultura Vocacional, temos 4 eixos necessários, que devem estar interligados em nossas ações vocacionais: REZAR, FALAR, CONVIDAR E ACOMPANHAR. Quando, na família e na comunidade, isto ficar bem claro, as vocações surgirão, pois, a família verdadeiramente cristã é a melhor sementeira de vocações para o apostolado da Igreja.  O caminho das vocações precisa ser preparado pela própria família.

 Todas as comunidades precisam sentir-se responsáveis, sendo presença ativa no despertar, acompanhar, discernir e cultivar as vocações, sobretudo na vida dos filhos, dos jovens e adolescentes. Animar as vocações deve ser um trabalho contínuo e perseverante.

 Como gesto concreto deste trabalho na comunidade, foi plantada uma árvore, Antes, foi solicitado que cada um escrevesse seus sonhos e compromissos, para que, ao ser plantada a árvore, eles também fossem colocados na raiz e, na medida em que a árvore for crescendo, cresça também, na comunidade, o compromisso de rezar pelas vocações, e que as flores sejam a resposta àqueles que buscam viver sua vocação.

Os jovens foram os que colocaram a planta na terra e a firmaram, como quem está em busca de uma resposta livre e consciente, ao Deus que chama.

Agradecemos a Coordenadora Vocacional daquela comunidade, Ana Wojicik Zolandeck e sua família, por nos acolher em sua casa, o que nos permitiu passar momentos únicos com eles. 

QUER SEGUIR A VIDA RELIGIOSA?
A Vocação Chama
A Vocação Chama