ENCONTO INTERPROVINCIAL DO SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL VI

Formação • 19/06/2015

Estivemos reunidos(as), nos dias 09 a 11/06, em São Paulo, como Família Vicentina, coordenadores e coordenadoras vocacionais provinciais do Serviço de Animação Vocacional Vicentino, para juntos refletirmos sobre a caminhada do SAVV, em nossas Províncias e sobre o Reencantamento Vocacional, a partir do Carisma Vicentino.

Foram dias intensivos de estudos, partilhas, convivências, celebrações e orações, momentos ricos onde, juntos com as Irmãs Vicentinas de Gysegem e os Consagrados de São Vicente, olhamos o passado, com gratidão e rendemos graças pelo nosso Carisma que, como dizia Mère Guilhemam: “O Carisma Vicentino é um tesouro que não precisamos ter vergonha de apresentá-lo.”

Revimos a caminhada do Serviço de Animação Vocacional Vicentino e fomos interpelados a dar novo impulso, a partir dos nossos fundadores, para vocacionalizar nossas Províncias, pelo testemunho e alegria de vivermos nossa vocação, aperfeiçoando o novo jeito de sermos animadores vocacionais vicentinos, onde quer que estejamos.

Padre Alexandre Nanhas, Diretor das Filhas da Caridade da Província do Rio de Janeiro, nos conduziu a uma reflexão sobre o desafio do animador vocacional em época de mudanças, época em que precisamos ter a audácia de lançar o convite direto, provocando interrogações.

Não podemos pensar em um Serviço de Animação Vocacional Vicentino, que se preocupe apenas com o número de vocacionados, mas sim, com a verdade do chamado, desejoso de assumir a missão pela causa dos pobres.

O desafio da Vida Consagrada, não é apenas a questão de número. É a questão de identidade, inseparável da qualidade da vida. Eis por que se faz necessário discernir, não só a vocação dos que estão para entrar, mas também a dos que já estão dentro. 

QUER SEGUIR A VIDA RELIGIOSA?
A Vocação Chama
A Vocação Chama