Celebrações Pascais nas Instituições Educativas Vicentinas

Educação • 12/04/2017

A Páscoa do Senhor, solenidade principal da fé cristã, é momento especial de reflexão e celebração para a Educação Vicentina. Como escola confessional, partilhamos com a comunidade educativa a profundidade ritual e simbólica que este tempo litúrgico nos apresenta. Da espiritualidade quaresmal e pascal, aprendemos valores e experiências que inspiram nossas vidas e nossas práticas. Assim, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus não se limitam à lembrança dos acontecimentos originários de nossa fé, mas possuem uma mensagem e um significado para o nosso tempo. Tudo isso contemplamos na singeleza, criatividade e beleza das atividades e projetos realizados nas Instituições Educativas Vicentinas.

Assim, é Páscoa toda vez em que nossas relações e ações são expressão de vida, de cuidado mútuo, de diálogo e respeito, de defesa dos mais empobrecidos e da dignidade da Criação. É Páscoa toda vez que não nos conformamos com os sinais de conflitos e guerras, de dor e violência que percebemos em nosso cotidiano, e cultivamos uma esperança ativa que nos assegura que, tal como com Jesus, a morte não tem a última palavra.

Páscoa é tempo de aproximação, reconciliação, partilha de vida e de dons! É momento fecundo de revisão de vida e de práticas, a fim de que a vida nova trazida por Cristo possa habitar em nós e transformar-nos. A toda Comunidade Educativa Vicentina, desejamos uma feliz e abençoada Páscoa, inundada pela ternura e fortaleza do Ressuscitado.

Pastoral Escolar Vicentina - Província de Curitiba