Encontro Provincial da Pastoral Escolar Vicentina

Educação • 05/09/2016

Nos dias 1º e 02 de setembro, a Casa Provincial nos acolheu para o Encontro Provincial da Pastoral Escolar Vicentina (PEV) 2016. Sendo um momento de suma importância para a animação, estudo e planejamento da ação pastoral das Instituições Educacionais da Província, o encontro reuniu 28 pastoralistas, Irmãs assessoras e educadores/as que colaboram com a PEV em nível local. Conduzido pela Equipe Provincial, teve como objetivo contribuir com o processo formativo destes, bem como avaliar e revisar o Planejamento Provincial, em vista de uma ação pastoral contextualizada e eficaz, orientada pelos valores do carisma vicentino.

Construída a partir de paineis temáticos, a metodologia do encontro agregou momentos de celebração, formação e convivência, abrangendo os três eixos a partir dos quais se dá a dinamização da ação da PEV. Em síntese, a proposta central do Encontro Provincial envolveu o estudo e elaboração do Planejamento Pastoral e do Plano de Ação para o ano seguinte, o qual encontra na Agenda Escolar Vicentina um subsídio temático e visual muito importante. A inspiração teológico-vicentina do encontro foi extraída da máxima de Irmã Suzanne Guillemin, patrona da PEV, a qual afirma que “Servir não é, senão, pôr em ação o amor”.

Sintonizados com o objetivo geral, dois momentos merecem destaque: o Painel Formativo que abriu o encontro e refletiu sobre Doutrina Social da Igreja em interface com o Carisma Vicentino, reflexão que foi assessorada pelo Prof. Dr. Pe. Agenor Brighenti, da PUCPR; e a convivência na noite do primeiro dia com as pessoas em situação de rua atendidas pela Casa de Acolhida São José.

Como escola católica vicentina, assumimos a pastoralidade como uma dimensão constitutiva de nosso projeto educativo, tendo na PEV seu espaço institucional de referência para articulação e dinamização. Neste sentido, acreditamos que cuidar e investir na formação dos/as Pastoralistas e daqueles/as que atuam junto à Pastoral, é um modo de zelar e qualificar pelos valores de nossa identidade e carisma, colocando-os a serviço da comunidade educativa e da sociedade como um todo.

Equipe Provincial da PEV

Mais fotos do encontro na página da PEV no Facebook:  https://www.facebook.com/pastoralescolarvicentina/posts/1057099874338405

 

Algumas ressonâncias do encontro:

"O encontro pra mim foi de tremendo proveito, algumas dúvidas que eu tinha foram esclarecidas. Agora é colocar em prática o conhecimento adquirido e mãos a obra para a missão de construir o Reino de Deus" (Kelem M. Parcianello, coordenadora da PEV no Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças, de Pato Branco/PR).

"A experiencia vivida me enriqueceu. Saí do encontro com idéias para implantar em nossa realidade e forças renovadas para enfrentar os novos desafios" (Yohana Duzanowski, educadora no Colégio Vicentino Santa Cruz, de Campo Mourão/PR).

"O encontro é sempre rico em conteúdo e delicadezas! Esses momentos nos enchem de bagagem, de ânimo para seguir em frente com alegria na busca dos valores vicentinos" (Ivanete Savaris Melendez, coordenadora da PEV no Colégio Vicentino São José, de Foz do Iguaçu/PR).